quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Origami e a Matemática





Quem nunca dobrou uma folha de papel?

Através das dobras feitas no papel, podemos aprender matemática de uma forma bem divertida.

Através das dobras podemos aprender e a comunicar matemática, de maneira simples e fácil de aprender, pois ao descrever uma figura fazemos o uso desta capacidade.

Ao dobrar e desdobrar, observamos através da formação de vincos, retas, pontos, ângulos, eixos simétricos e formação de figuras geométricas.

Explorar os conceitos de tamanho, forma e medida, incentivar a escrita matemática e motivar os alunos para a disciplina.

As dobragens praticadas em grupo permitem o debate de ideias, o esclarecimento de conceitos e o desenvolvimento de estratégias individuais e coletivas. São estas atividades de aprendizagem que rentabilizam a autonomia e a responsabilização do aluno. Além disso, permitem o desenvolvimento da criatividade, da concentração e persistência.

Fonte de pesquisa:



6 comentários:

Nilton - Toledo disse...

Parabéns pela iniciativa do Blog Educacional. Lembro de uma vez quando tive que indicar as etapas (escrever os passos) para construção de um avião de papel. Após realizado a escrita, os passos, entreguei ao outro para seguir o que estava escrito. Bem interessante, nem sempre você é compreendido (comunicação).

Denize disse...

Obrigada Professor Nilton pela contribuição.

Prof. Silvana disse...

Olá, Denize!
Parabéns pelo trabalho que estás fazendo,neste blog. Desenvolver esta técnica do Origami é muito interessante, pois mexe com a mente, a motricidade e a criatividade de quem constrói. Além de trazer muitos benefícios para o estudo e para todo o processo educativo.
Parabéns!!!

Anônimo disse...

Olá Denize
Além das possibilidades já citadas já utilizei como facilitador na leitura de imagens ( melhora a capacidade de observação, pois é necessário fixar atentamente em todos os detalhes), memória visual ( caso o aluno realize mais de uma dobradura) e coordenação viso-motora.
Abraços
ENI

Denize disse...

Obrigada Eni pela sua colaboração.

Denize disse...

Professora Silvana, agradeço sua contribuição, boas dobras para Você.