sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Origami e seus benefícios




No origami, enquanto as mãos se movimentam ativam os dois lados do cérebro. As zonas do tato, motora e visual estão em atividade e os sentimentos são de satisfação, orgulho e alegria ao completar uma dobradura. Outros benefícios do origami são: desenvolvimento da inteligência espacial, atenção, paciência, memória e imaginação

Por tudo isso o origami é importante em qualquer idade e é indicado para todas as pessoas que gostam de desafios, para aqueles que querem aprender alguma coisa nova, que amam a beleza e para todos aqueles que gostam de trabalhar com as mãos.

Além de todos esses benefícios, o origami pode ser usado na educação, no desenvolvimento pessoal para ativar a criatividade, a memória, a paciência e desenvolver a auto estima. Também é usado em algumas terapias, como uma ferramenta especial para aquelas pessoas que tem problemas de articulação nas mãos.

Educadores, psicológos, médicos e fisioterapeutas encontram no origami uma maneira especial de estimular o cérebro dos pacientes e também exercitar as articulações das mãos.

2 comentários:

Denize disse...

Sobre o origami e seus beneficios, gostaria de deixar um registro. Trabalhei as oficinas com os professores de diferentes niveis de atuação, alguns com muitos anos de trabalho, outros iniciando, pude observar a participação, envolvimento, entrosamento, cooperação e alguns casos de superação, pois quando iniciamos não conseguiam nem deixar um quadrado simetrico e no final estavam fazendo sozinhos a interpretação do diagrama e executando os passo a passo.
Foi uma experiencia muito rica para mim.

Anônimo disse...

Olá, Denize
Sou professora de Educação Especial, atuo em sala de recursos e utilizei com muito sucesso o origami para melhorar a coordenação motora fina de alunos que apresentavam grafia de difícil compreensão.
Abraços
ENI