domingo, 13 de março de 2011

Teorema de Pitágoras e o Origami


O origami e o teorema de Pitágoras


Utilize uma folha quadrada e siga as instruções até o final ( obs: não recortar) para fazer uma demonstração simples do Teorema de Pitágoras, conforme as instruções.



1. Numa folha quadrada, dobre e desdobre as duas diagonais e mediatrizes. Depois, dobre dois triângulos (cantos) para trás.



2. O triângulo x é um triângulo retângulo. Após as dobras, foram construídos dois quadrados sobre os catetos (b e c) desse triângulo. Antes de dobrar os outros dois cantos para trás, note que cada quadrado (amarelo) pode ser decomposto em dois triângulos exatamente iguais ao triângulo x.



Se recortamos e transportarmos esses quatro triângulos (amarelos) para a hipotenusa (a) do triângulo x, produziremos um quadrado com lados iguais a ela.





No caso do origami, evitamos o recorte e, ao dobrar os dois últimos cantos para trás, produzimos um quadrado de lado igual à hipotenusa do triângulo x.





Portanto, podemos afirmar que: b2 + c2= a2
(http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origami/origami-na-escola6.php)


Minha sugestão:

Aproveite este quadrado que já está com as dobras vincadas, assista o video 1 nesta pagina e dobre um sapo que salta num giro de 360º.

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário: